Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Nota de Esclarecimento

Nota de Esclarecimento

A Câmara Municipal, solicitou junto a Secretária de Saúde que fosse enviada a Casa Legislativa a lista de vacinação contra a COVID-19, conforme Requerimento 01/2021 e Ofício nº 59/2021/CM.

Diante deste fato, o Prefeito Municipal pediu ao Ministério Público que emitisse um parecer jurídico sobre o pedido dos Vereadores para que tivessem acesso a lista de vacinação contra o COVID-19.

Em resposta, o Ministério Público por meio da Decisão no PAAF nº MPMG-0480.21.000371-5, deixou bem claro que o Promotor de Justiça não pode dar consultoria jurídica à Prefeitura, conforme impede a nossa Constituição Federal.

Não obstante, demonstrou-se que a disponibilização da lista de vacinação é legal e constitucional, vez que a Administração Pública se pauta pelo princípio da PUBLICIDADE. Desta forma, é natural que o sigilo de dados relativos à saúde seja afastado quando for necessário para alcance da fiscalização e da publicidade dos atos, a fim de que não haja prejuízo aos interesses da sociedade na hipótese de irregularidade na execução do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19.

Portanto, o procedimento aberto no Ministério Público foi arquivado, vez que a disponibilização dos dados solicitados é necessária à execução da política pública de vacinação, sendo medidas razoáveis e adequadas para resguardar a vida e a saúde dos grupos prioritários.

Por fim, a Câmara Municipal, mais uma vez, confirma o dever de fiscalizar para o bem comum de Carmo do Paranaíba, cumprindo suas atribuições constitucionais.

 

Luis Ricardo Oliveira Dias

Presidente da Câmara Municipal de Carmo do Paranaíba

error while rendering plone.comments
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo
Acesso à Informação