Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Interlegis reúne, em Brasília, 11 casas legislativas para oficinas

Interlegis reúne, em Brasília, 11 casas legislativas para oficinas

Servidores de vários estados recebem capacitação em Portal Modelo e SAPL, ferramentas de transparência
 Interlegis reúne, em Brasília, 11 casas legislativas para oficinas

Treinamento no Interlegis

Desta segunda, dia 8, até sexta feira, 23 servidores de Câmara de Vereadores e de Assembleias Legislativas de sete Estados participam, em Brasília, de Oficinas de Tecnologia Legislativa do Interlegis/ILB, com foco em duas ferramentas de transparência pública: Portal Modelo e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

O Interlegis/ILB disponibiliza sem qualquer custo, vários produtos e serviços que ajudam os Legislativos Municipais e Estaduais a fornecerem ao cidadão todas as informações sobre a atividade político-parlamentar, conforme determina a Lei de Acesso à Informação (12.527/11).

De acordo com a programação do evento - que acontece de 08 a 12 de julho, na sede do Interlegis/ILB -, os técnicos Fernando Lucas e Higino Vieira irão ministrar palestras e treinamentos sobre a utilização adequada dos produtos que informatizam  atos e procedimentos na tramitação das proposições legislativas e torna mais acessível o processo legislativo a todos os cidadãos.

Na primeira oficina será feita a capacitação dos servidores para que estejam aptos a administrar o portal de Internet de suas respectivas casas legislativas. O Portal Modelo é uma ferramenta de fácil domínio e pode ser adaptado à realidade e às necessidades de cada uma. A vantagem para as instituições é que elas não precisam desenvolver por si só, nem contratar serviços externos para ter o seu site, trazendo economia de tempo e dinheiro. O Interlegis/ILB fornece gratuitamente não só os programas, mas também o suporte técnico e a hospedagem. Hoje, 423 Casas Legislativas já utilizam o Portal Modelo e estão hospedados no servidor Interlegis.

Ainda de acordo com a programação, de quarta-feira até sexta-feira (12) os técnicos do Interlegis/ILB irão oferecer todas as informações e esclarecer dúvidas sobre o uso adequado do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) um produto que também é oferecido gratuitamente e que possibilita a informatização dos processos dentro das casas legislativas. O SAPL foi totalmente criado e desenvolvido pelo Interlegis. O sistema organiza e disponibiliza, on-line, todo o processo de tramitação de projetos de lei e as demais atividades político-parlamentares.  Atualmente 363 instituições legislativas municipais e estaduais já utilizam o servidor do Interlegis/ILB para hospedar o respectivo SAPL municipal.

Participam das Oficinas de Tecnologia Legislativa onze Câmaras Municipais dos Estados do Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além de servidores da Assembleia Legislativa de Rondônia e da Frente Parlamentar Mista em prol do Software Livre e da Inclusão Digital do Distrito Federal.