Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Ações da Câmara no primeiro Semestre de 2019.

Ações da Câmara no primeiro Semestre de 2019.

Câmara Municipal de Carmo do Paranaíba – Fazendo Valer a Voz do Cidadão.

Os primeiros seis meses do Ano de 2019 mostraram que o Poder Legislativo tem unido esforços para melhorar a qualidade de vida da população carmense, e atender as suas expectativas como legisladores e representantes dos nossos cidadãos. A produção legislativa do 1º semestre manteve o rendimento dos anos anteriores. É fato que os Vereadores tem se mobilizado na tarefa de indicar melhorias ao Executivo, buscando ações de efetivo interesse da comunidade. Inclusive durante o recesso do mês de julho, os Vereadores continuaram se reunindo para avaliar e falar sobre os Projetos em tramitação na Câmara.   

Do ponto de vista do Presidente da Câmara Romis Antonio dos Santos, “o primeiro semestre foi muito produtivo e foram pautados projetos de suma importância para a Cidade. Dentro do possível, a mesa diretora, bem como os demais vereadores tem feito sua parte e o que podem indicar de melhoria para Carmo, estão fazendo, além de fiscalizar o poder executivo no que compete à função de vereança, além da importante conclusão e implementação da reestruturação organizacional /administrativa da Câmara. E nos próximos meses de 2019 e o Legislativo ainda tem muito a contribuir”. 

Veja o resumo de alguns trabalhos realizados pelos Vereadores no 1º semestre:

PROJETOS DE LEI – Os Projetos de Lei em destaque neste primeiro semestre são:

PLO 2/2019 - Projeto de Lei Ordinária que ‘Dispõe sobre a revisão geral anual e reajuste dos vencimentos dos servidores da Câmara Municipal de Carmo do Paranaíba, e dá outras providências’.

PLO 3/2019 - Projeto de Lei Ordinária que ‘Altera o Artigo 11 da Lei Municipal nº 1.945, de 02 de dezembro de 2008, que autorizou o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio de cooperação com o Estado de Minas Gerais, com a finalidade de estabelecer uma colaboração federativa na organização, regulação, fiscalização e prestação de serviços públicos municipais de abastecimento de água e esgotamento sanitário’. 

PLO 4/2019 - Projeto de Lei Ordinária que ‘Institui o "Programa Educação para o Trânsito" como atividade extracurricular na rede municipal de ensino, da pré-escola ao ensino fundamental’.

PLO 6/2019 - Projeto de Lei Ordinária que ‘Inclui no calendário oficial do Município de Carmo do Paranaíba o "Dia Municipal do Serviço Leonístico do Lions Clube - Maurício Rios", a ser comemorado no dia 08 de outubro de cada ano, independentemente, de ser dia útil ou não.’

PLO 13/2019 - Projeto de Lei Ordinária que ‘Institui no Município de Carmo do Paranaíba, a "Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno’.

PLO 14/2019 - Projeto de Lei Ordinária que ‘Reconhece e declara como entidade de utilidade pública municipal, a Associação dos Feirantes e Produtores Rurais de Carmo do Paranaíba/MG".

PLO 19/2019 - Projeto de Lei Ordinária que ‘Disciplina a instalação de faixas elevadas para a travessia de pedestres em frente às escolas e CEMEI's de Carmo do Paranaíba, e dá outras providências’.

PLO 20/2019 - Projeto de Lei Ordinária que ‘Dispõe sobre o disponibilização de cadeiras de rodas em todas as escolas do Município de Carmo do Paranaíba’.

PLO 27/2019 - Projeto de Lei Ordinária que ‘Institui a Política de Bem-Estar Animal e dispõe sobre ações objetivando o bem-estar animal, o controle populacional, o estímulo à guarda ou posse responsável, o incentivo à adoção de animais, a proibição à prática de maus-tratos a animais no Município de Carmo do Paranaíba, e dá outras providências’.

É importante salientar que foram deliberados diversos outros projetos de grande importância, como aqueles apresentados pelo poder Executivo, sempre com zelo pelas boas práticas legislativas, buscando o melhor para a população do município. 

INDICAÇÕES – No 1º semestre, foram realizadas 14 indicações pelos Vereadores. As indicações foram feitas para sugerir ao Executivo, melhorias em todas as áreas: Infra-estrutural, Saúde, Segurança, Educação/Esporte/lazer, Trânsito, etc.


COMISSÕES – As comissões permanentes da Câmara tem se reunido para discutir cada projeto protocolado nesta Casa, sempre pautando seus pareceres de Legalidade e Mérito nas legislações vigentes, bem como observando a ética e o bem comum, buscando dentro e além da Câmara, junto as secretarias e outros órgãos, dados e informações para que possam estar bem embasados e conscientes no desenvolvimento do seu trabalho.  Além das Comissões permanentes, também foi implantada neste semestre uma Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI da COPASA, que tem fiscalizado o trabalho prestado pela Companhia responsável pelo fornecimento de água e do tratamento do esgoto urbano municipal, e, sobretudo buscado encontrar caminhos para desonerar a população das taxas exorbitantes cobradas pela prestação de tais serviços. 

A Fanpage da Câmara no Facebook também tem sido bastante utilizada, divulgando informações sobre as reuniões, eventos, convites e solicitações, se tornando mais um canal de comunicação com a população. clique aqui -> (Câmara Municipal de Carmo do Paranaíba no Facebook) e curta a fanpage, pois lá também serão divulgadas as atividades do Legislativo.COMUNICAÇÃO – Neste primeiro semestre a comunicação da Câmara foi ampliada e reformulada. A intenção é explorar cada vez mais os veículos de comunicação para manter o cidadão informado de todos os trabalhos da Casa e também atender a Lei da Informação, que camara.pngdetermina administrações públicas cada vez mais transparentes. O website da Câmara passou a ser atualizado, trazendo mais acessibilidade e interatividade com a população. Novas funcionalidades estão sendo implantadas, além do portal da transparência que também está disponível, divulgando todas as informações financeiras da Câmara. 

A intenção é melhorar ainda mais os canais de comunicação da Câmara para que a população tenha mais informações sobre o trabalho do Legislativo, utilizando os meios de comunicação, tanto oficiais como seculares. Mais novidades virão em breve!

Ressaltamos que, tão importante quanto os Vereadores fazerem sua parte como representantes do povo, é você cidadão também fazer sua parte, colaborando e acompanhando de perto o trabalho dos Vereadores.

CIDADÃO BEM INFORMADO É PARCEIRO DO PROGRESSO!

   

error while rendering plone.comments
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo
Acesso à Informação