Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História da Cidade / Locais Históricos / Fórum e Cadeia

Fórum e Cadeia

Uma das exigências para que o Distrito fosse elevado a Vila era que o povo edificasse, à própria custa, o prédio do Fórum e da Cadeia.

Em 1878, Padre Manoel Francisco de Moraes, Padre Miguel José de Moraes, Ignácio Teixeira da Cunha, Antônio Gonçalves da Silva, Francisco Joaquim dos Santos, Cândido Alves Lathaliza França, Sabino de Deus Vieira e Juvêncio Gomes Rodrigues da Silva Júnior, construíram com recursos próprios um prédio destinado para a "Casa da Câmara" e "Cadeia da nova Villa do Carmo do Paranahyba".

Foto: Zé Guilé

Legalmente ali sempre foi a sede do Fórum e Cadeia. Consistia num prédio de dois andares, sendo o primeiro utilizado como cadeia e o segundo com as sessões do Tribunal do Juri. O Fórum, além de conter as instalações da Casa da Câmara, era utilizado como palco para encenação de peças teatrais, espetáculos comuns na época em nossa cidade.

O prédio era situado na Praça Leonardo Marques Guimarães, com frente para a Rua Coronel Anicésio. Foi demolido com a alegação de que estava em "ruínas", no final da década de 1930.

O Fórum foi instalado na sede da Prefeitura, até ser construído prédio próprio, situado na Praça São Francisco de Assis, em 1965.

 

 Construção do Fórum na Praça São Francisco - Década de 60


A cadeia, por algum tempo, funcionou num antigo prédio que existia nas esquinas da Av. Dr. Aristides de Melo com a Rua Manoel Eugênio Mendes, sendo posteriormente transferida para a Rua Capitão Francisco Antônio de Moraes com a Rua Governador Valadares. Atualmente, a sede da cadeia municipal está localizada na Av. Santa Cruz, ao lado da Penitenciária Nossa Senhora do Carmo.

 

Fonte: Livro "Cem anos de Carmo do Arraial Novo", de Hélio Hilton Rezende

Fotos: Zé Guilé

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo
Acesso à Informação