Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História da Câmara

História

Não existem registros sobre a localização exata da primeira sede da Câmara Municipal, antigamente denominada “Casa da Câmara”. Há, sim, fortes indicações de que a mesma teria funcionado numa antiga residência que existia na esquina da Rua Capitão Francisco Antônio de Moraes com o Largo do Rosário.

Na gestão do presidente e agente executivo. Dr. Alfredo de Araújo Lopez da Costa, em 1920, teria sido demolida uma residência que ali existia, visando à construção da sede da Câmara. A obra não passou dos alicerces, constituídos por pedras lavradas, que por muito tempo assim permaneceram.

Por muitos anos, a Câmara funcionou nos salões do antigo Fórum, que antigamente existia na rua Municipal (hoje Coronel Anicésio).

Foto: Zé Guilé

Foto: Zé Guilé

Construída a sede própria, com projeto do engenheiro Francisco Palmério e sob a administração do Sr. Manoel Sabino da Silva, a Câmara foi instalada na hoje rua Coronel Anicésio.

Dali foi transferida para a antiga casa de Instrução Pública, que existia na Rua Cônego Manoel, ali permanecendo até a gestão do prefeito Alberto Queiroz Bougleux.

O então prefeito nomeado, farmacêutico Misael Luiz de Carvalho, construiu o atual prédio da Prefeitura, onde também foi instalada a Câmara Municipal.

Prédio atual

Em 1986, a Câmara Municipal teve sua sede transferida para a Rua Prefeito Ismael Furtado, em prédio remodelado e ampliado pela Administração Municipal.

Fonte: Livro "Cem anos de Carmo do Arraial Novo", de Hélio Hilton Rezende

Pesquisa de Opinião

Você acompanha presencialmente as atividades da Câmara Municipal?

Sim.
Não.
Às vezes.
Não tenho interesse.
spinner
Total de votos: 210
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo
Acesso à Informação