Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História da Câmara

História

Não existem registros sobre a localização exata da primeira sede da Câmara Municipal, antigamente denominada “Casa da Câmara”. Há, sim, fortes indicações de que a mesma teria funcionado numa antiga residência que existia na esquina da Rua Capitão Francisco Antônio de Moraes com o Largo do Rosário.

Na gestão do presidente e agente executivo. Dr. Alfredo de Araújo Lopez da Costa, em 1920, teria sido demolida uma residência que ali existia, visando à construção da sede da Câmara. A obra não passou dos alicerces, constituídos por pedras lavradas, que por muito tempo assim permaneceram.

Por muitos anos, a Câmara funcionou nos salões do antigo Fórum, que antigamente existia na rua Municipal (hoje Coronel Anicésio).

Foto: Zé Guilé

Construída a sede própria, com projeto do engenheiro Francisco Palmério e sob a administração do Sr. Manoel Sabino da Silva, a Câmara foi instalada na hoje rua Coronel Anicésio.

Dali foi transferida para a antiga casa de Instrução Pública, que existia na Rua Cônego Manoel, ali permanecendo até a gestão do prefeito Alberto Queiroz Bougleux.

O então prefeito nomeado, farmacêutico Misael Luiz de Carvalho, construiu o atual prédio da Prefeitura, onde também foi instalada a Câmara Municipal.

Prédio atual

Em 1986, a Câmara Municipal teve sua sede transferida para a Rua Prefeito Ismael Furtado, em prédio remodelado e ampliado pela Administração Municipal.

Fonte: Livro "Cem anos de Carmo do Arraial Novo", de Hélio Hilton Rezende

Você acompanha presencialmente as atividades da Câmara Municipal?

Sim.
Não.