Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História da Cidade / Locais Históricos / Grupo Escolar Winston Churchill

Grupo Escolar Winston Churchill

O primeiro grupo escolar de Carmo do Paranaíba foi criado através do decreto nº 4.059 de 16 de dezembro de 1913, obra do farmacêutico Leôncio Ferreira de Melo, de tradicional família carmense.

O decreto também denominou o estabelecimento de “Grupo Escolar Winston Churchil”. Em 1914, o Estado enviava uma planta para a construção do prédio do grupo, o que foi devolvida pela Câmara Municipal, na época presidida pelo Coronel Vigilato Rodrigues da Silva, que reivindicou que a planta não estaria em harmonia com o progresso presente da cidade e solicitou o fornecimento de uma planta que pudesse dotar de edifício escolar que não só satisfizesse no momento, mas que servisse de estímulo para o futuro.

Não se sabe se foi por causa da “reclamação”, mas a idéia da construção do prédio do Grupo foi esquecida até 1918, quando o vereador Leôncio Ferreira de Mello, através do Projeto de Lei nº 04, aprovado pela Câmara, autorizou a contratação de um empréstimo visando a construção do tão sonhado prédio escolar. A lei foi sancionada no dia 5 de setembro de 1918.

Em 1932, na gestão do prefeito Alberto Queiroz Bougleux, foi adquirido um terreno situado hoje na Praça São Francisco de Assis, destinado à construção do grupo escolar.

Finalmente, para a alegria dos carmelitanos, foi iniciada a construção do prédio com um fato muito curioso. O engenheiro encarregado de sua construção apaixonou-se por uma carmelitana (parece-nos que depois se casaram) e, para homenagear sua amada e o povo carmelitano, simplesmente trocou as plantas do Grupo Escolar, executando em Carmo o projeto destinado a Patrocínio.

Era um prédio imponente, com amplas salas de aula, galpões e pátios. A longa espera foi compensada, pois poucas cidades mineiras tinham um prédio escolar desse porte.

Em 1934, era ele inaugurado com muitas festividades. Em 1954, para tristeza e decepção de todos, o prédio foi totalmente destruído por um incêndio. Reconstruído, sem preservar a sua arquitetura original, voltou a funcionar no dia 1º de outubro de 1959.

Foto: Zé Guilé

Em 1960, por força de um decreto estadual, o estabelecimento foi denominado de “Leôncio Ferreira de Melo”, numa justa e merecida homenagem ao seu idealizador.

Em 2003, o prédio da Escola foi interditado devido às precárias condições físicas. A Escola passou a desenvolver suas atividades letivas em um prédio localizado na rua São Pedro, nº 544, no bairro Lagoinha.

Em 2005, teve início a construção de novo prédio por não haver possibilidade de reforma. A nova sede, com doze salas de aula e demais dependências, foi construída em dois pavimentos, sendo concluída em agosto de 2006.

A atual sede da E. E. “Leôncio Ferreira de Melo” oferece espaço adequado com salas amplas, bem arejadas e com boa luminosidade, além de quadra coberta e amplo espaço que favorecem a realização de atividades diversa extraclasse, que compõem o currículo escolar.

Escola Leôncio - Atual